Os 10 principais erros que deve evitar na compra da casa

No momento de comprar casa, os erros são bastante comuns e acontecem frequentemente. Saiba connosco os 10 erros a evitar!
20 abr 2021 min de leitura

Ter mais olhos do que barriga, em termos de empréstimos, ler só as letras gordas e não estabelecer um orçamento à partida são alguns dos principais erros que deve evitar na compra de casa. Se está num processo semelhante, espreite este artigo e não tenha surpresas desagradáveis.
 

Descubra os 10 erros que deve evitar na compra de uma casa:

1. Não estabelecer orçamento
Tem de estabelecer um orçamento. É absolutamente fundamental! Faça as suas contas, mesmo antes de começar a pedir pré aprovações de crédito e simule até quanto pode pagar. E deixe sempre uma margem de manobra, pois não vai querer ficar com a ‘corda ao pescoço’ caso haja subidas de Euribor.

 

 

2. Não ter o crédito pré-aprovado antes de ir visitar os imóveis
Este é um dos erros mais importante que deve evitar na compra da casa. Até porque, sem isto não há casa… Garanta primeiro que consegue um crédito habitação. E depois disso sim, pode começar a marcar as visitas aos imóveis. Assim tem a garantia de que é possível obter financiamento.
 

3. Visitar casas que não pode comprar
Nunca, mas nunca faça isto. Se na pré aprovação verificou que o máximo que pode pagar é uma casa de 100 mil euros, porque é que vai ver uma de 150 mil? Isto só vai criar expectativas e o perigo de se ‘apaixonar’ por uma casa que depois não vai conseguir pagar.
 

4. Ler apenas as condições gerais dos empréstimos
O mercado dos empréstimos habitação está a voltar a entrar em ebulição. Mas tenha cuidados com as ‘letrinhas’ pequenas. Não verifique apenas a taxa de spread. As outras taxas e condições necessárias para garantir esse spread podem acabar por ser menos benéficas do que noutro banco que tenha um spread um pouco maior.


5. Deixar-se enganar por condições temporárias especiais de empréstimos
Este é outro dos erros que deve evitar na compra da casa: deixar-se ‘levar’ por condições temporárias: ‘pague apenas 200€ durante os primeiros 6 meses’. Muito bem, mas e depois destes 6 meses? Faça bem as contas e garanta que consegue cumprir.
 

 

6. Não verificar as condições habitacionais do imóvel
Comprar uma casa própria é uma decisão quase “para a vida” e deve, por isso, ter atenção a todos os detalhes. Faça mais do que uma visita, leve os especialistas que entender, peça a documentação que achar necessária. Quanto mais informação, melhor!
 

 

7. Não verificar a documentação do imóvel
Outro erro crasso: não verificar a documentação do imóvel. Isto pode trazer surpresas desagradáveis que não vai querer para si. Antes de fechar negócio certifique-se que toda a documentação do imóvel está atualizada e livre de ónus ou dívidas.


8. Ignorar gastos burocráticos
Tem ideia de quanto custa um escritura? Não é barata… Garanta que tem um pé de meia de lado para conseguir comportar a burocracia.
 

9. Não considerar o ano de construção
Quer queiramos quer não, uma casa mais antiga vai exigir mais manutenção. E não tem mal nenhum comprar uma casa já usada e com alguns anos. Simplesmente tem de ter a noção de que à partida vai exigir mais esforço financeiro posteriormente do que uma por estrear.
 

10. Não se informar sobre o espaço envolvente
Antes de avançar para a compra, garanta que a zona onde o imóvel está inserido é do seu agrado. Veja se tem acessibilidades, zonas comerciais, parques para os pequenos… Tudo isto deve pesar na hora de escolher.
 

 


Fonte: https://www.e-konomista.pt/erros-que-deve-evitar-na-compra-de-casa/

 
Veja Também
Outras notícias que poderão interessar
Estamos disponíveis para o ajudar Pretendo ser contactado
Data
Hora
Nome
Contacto
Mensagem
captcha
Código
O que é a pesquisa responsável
Esta pesquisa permite obter resultados mais ajustados à sua disponibilidade financeira.