Análise 2024: Riscos e Oportunidades no Mercado Imobiliário Europeu

O mercado imobiliário europeu em 2024 apresenta desafios e oportunidades, segundo Guillaume Langellier, da Columbia Threadneedle Investments. Apesar de pressões nos balanços, o setor pode oferecer retornos sólidos a investidores. Destaque para títulos com classificação BBB. Após um ano difícil em 2022, a estabilização dos...
13 jan 2024 min de leitura
Análise 2024: Desafios e Oportunidades no Mercado Imobiliário Europeu

O cenário do crédito imobiliário na Europa em 2024 revela uma mistura de desafios e oportunidades, de acordo com Guillaume Langellier, analista de pesquisa de crédito da Columbia Threadneedle Investments. Em contraste com o pessimismo gerado por notícias de áreas problemáticas, Langellier destaca o potencial para sólidos retornos ajustados ao risco no médio prazo, especialmente no setor de datacenters e na habitação alemã.

A análise da gestora de ativos indica que, apesar das pressões nos balanços, o desempenho operacional no setor imobiliário permanece robusto, com executivos adotando medidas favoráveis aos detentores de títulos. A atenção especial volta-se para os títulos com classificação BBB, considerados atualmente a melhor opção ajustada ao risco. A empresa sugere que o mercado subestima esse grupo, identificando oportunidades atraentes de retorno para emissores selecionados.

Em relação a 2022, classificado como um "annus horribilis", os spreads dos títulos imobiliários de grau de investimento aumentaram consideravelmente. Apesar da recuperação em 2023, os spreads permanecem acima dos níveis iniciais de 2022, especialmente para os títulos com classificação BBB. A estabilidade na ocupação e o suporte das receitas pelos arrendamentos vinculados à inflação contribuem para a resiliência nas negociações no mercado imobiliário europeu.

A análise destaca que o processo de reajustamento dos preços dos imóveis na Europa está se aproximando do fim, especialmente para os REITs cotados, em comparação com os REITs privados. Prevê-se que a estabilização desbloqueie os mercados de investimento, facilitando programas de desinvestimento e reduzindo o prêmio de risco para os ativos imobiliários.

A desalavancagem torna-se prioridade para as equipas de gestão de REIT, evidenciada por cortes de dividendos, orçamentos de desenvolvimento reduzidos e desinvestimentos. Apesar de alguns desafios persistentes, a disponibilidade de financiamento bancário a margens acessíveis oferece perspectivas positivas para leilões de títulos. A análise aponta que cerca de 40 bilhões de euros em dívida imobiliária precisarão ser refinanciados nos próximos dois anos.

Quanto às oportunidades, a Columbia Threadneedle Investments expressa otimismo em relação aos datacenters alemães, impulsionados pela crescente demanda por computação em nuvem e IA. Destaca também a habitação europeia, especialmente na Alemanha, como uma área promissora devido à contínua migração para as principais cidades e à escassez resultante de planeamento e desenvolvimento.

Por outro lado, uma abordagem mais cautelosa é adotada em relação à logística, prevendo uma normalização da demanda. Os escritórios, especialmente no Reino Unido, enfrentam desafios devido ao trabalho remoto, enquanto a análise destaca a importância da localização e das 'credenciais verdes'. A gestora também demonstra cautela em relação aos mercados regionais nórdicos, identificando riscos de refinanciamento, métricas de crédito fracas e práticas de governança abaixo do benchmark.
Veja Também
Outras notícias que poderão interessar
Estamos disponíveis para o ajudar Pretendo ser contactado
Data
Hora
Nome
Contacto
Mensagem
captcha
Código
O que é a pesquisa responsável
Esta pesquisa permite obter resultados mais ajustados à sua disponibilidade financeira.