Férias dos mais pequenos a chegar? Descubra o que fazer

As férias dos mais novos estão mesmo aí. Descubra connosco as 8 dicas de atividades para os manter ocupados e longe dos ecrãs.
08 jul 2021 min de leitura

Com a chegada do verão, arrumam-se os livros escolares e alargam-se horários. Dadas as restrições da pandemia, as atividades voltam a ser recomendadas…dentro de casa. Férias são sinónimo de tempo livre para os mais novos, mas nem sempre para os pais que continuam a ter de trabalhar. No meio da confusão diária descobrir as melhores atividades para crianças é, muitas vezes, um verdadeiro desafio, principalmente se quiserem manter longe os ecrãs.
 

As opções devem ser variadas consoante a idade e personalidade da criança. Quem tem um espaço exterior pode tirar melhor proveito e transformá-lo num verdadeiro parque de diversões, sendo ideal para jogar à bola ou aproveitar para pôr os mais novos em contacto com o jardim.
 

Se não tem um espaço ao ar livre para fazer atividades com as suas crianças, não se preocupe. A pensar nisso, deixamos-lhe 8 dicas do que fazer com crianças nas férias de verão sem ecrãs.


Atividades para fazer com crianças nas férias

 

A magia da pasta de papel

 

Os trabalhos manuais são uma ótima forma de estimular a criatividade da criança e a pasta de papel é uma ótima opção de modelagem que permite criar diferentes objetos totalmente personalizados: desde peças de bijuteria a caixas de arrumação - o céu é o limite da imaginação.


Vai precisar de:

  • Papel: folhas de jornal (podes usar folhas de caderno ou papel higiénico limpo)
 
  • Cola branca
 
  • Água
 
  • Recipiente para misturar a pasta
 

Passo a passo:
 

  • Rasgar o jornal em pedaços pequenos e colocá-los no recipiente;
 
  • Despejar água morna no recipiente e deixar amolecer durante 10/12 horas;
 
  • Espremer os pedaços de papel para retirar a água;
 
  • Colocar de novo no recipiente e juntar cola branca aos poucos;
 
  • Misturar com as mãos a pasta até obter uma consistência uniforme que permita modelar.
 

Depois de seca, a pasta ganha uma consistência rígida e é hora de decorar: colar botões, pintar de várias cores, encher de purpurinas - o truque é deixares-te levar. Se, por outro lado, precisas de uma solução mais rápida, podes optar por usar plasticina ou pasta de modelar com secagem ao ar.

Jogos para fazer com crianças

Há jogos para (quase) todas as idades que estimulam diversas competências: podes optar por um jogo mais completo que vos desafie a desenhar, adivinhar mímica, responder a perguntas de cultura geral ou algo mais específico que desafie, por exemplo, o vosso poder estratégico.


Atividades de pintura e desenho para crianças

Certamente guardou jogos de tabuleiro que o fazem viajar até aos tempos de juventude, esta é uma boa altura para os tirar do armário e ensinar os mais novos a jogar.  Se os jogos de tabuleiro não encaixam no seu perfil, pode sempre voltar a jogar ao berlindesaltar ao elástico ou tentar o lançamento do iôiô.
 

Na cozinha com os mais pequenos

 

Cozinhar para os adultos é uma tarefa trivial e diária, mas para os mais pequenos poder participar no processo culinário pode ser uma verdadeira aventura.
 

Cozinhar com as crianças


Há várias receitas para fazer com crianças que são simples, rápidas e muito saborosas. Pode optar por criar dias com receitas específicas como, por exemplo, o dia da sanduíche ou o dia das pizzas.
 

Fazer uma árvore genealógica

 

Rever as origens é uma excelente forma de conheceres a tua história. Quantas pessoas da família é que as crianças conhecem? Sabem o nome do trisavô? E da bisavó? Construir uma árvore genealógica é uma ótima atividade para fazer em conjunto. Para que seja o mais completa possível podes adicionar nomes, fotografias, desenhos. E claro, não esquecer de partilhar as histórias mais emblemáticas.
 

Tornar a arrumação divertida

 

Criar rotinas de arrumação, especialmente no que diz respeito aos mais novos, pode ser uma tarefa no mínimo...desafiante. No entanto, há  truques que podem ajudar a tornar a tarefa mais agradável e divertida.
 

Arrumar a casas com os miúdos pode ser divertido
Photo by Allen Taylor on Unsplash


Cinema em casa


Esta é uma opção simples para fazer com crianças que agradará a toda a família e transversal a (quase) todas as idades: é só escolher o filme e a hora de início, o melhor lugar no sofá e fazer umas pipocas. Doces ou salgadas? Na dúvida é melhor fazer as duas.


Um jardim à medida


Não é necessário ter um espaço exterior para que as crianças possam explorar a magia da jardinagem. Há várias formas de criar uma pequena horta: o feijão no algodão (como se fazia nos tempos de escola) ou uma opção mais completa, que permite semear plantas de diferentes espécies em caixas de ovos.
 

O que vai precisar:
 

  • 1 (ou mais) caixas de ovos
 
  • 1 agulha ou semelhante
 
  • Sementes variadas
 
  • 1 recipiente para escorrer a água
 

A ideia é simples: faz-se um pequeno furo em cada divisória da caixa de ovos com uma agulha. De seguida, coloca-se um pouco de terra e humedece-se com um borrifador. Põe-se a semente e cobre-se com terra novamente.
 

O poder das plantas nas crianças
Photo by Filip Urban on Unsplash


O recipiente tem a mesma função dos pratos de vaso: impedir que a água da rega escorra. Agora é só passar a tarefa da rega aos mais novos, esperar e ver crescer.


Escrever um diário de férias

 

Desafiar os mais novos a escrever um diário das férias é uma tarefa divertida que permite pôr em prática a arte da escrita e que os mantém ocupados durante algum tempo todos os dias. Contar as atividades que fizeram nas férias de verão, o que aprenderam e até avaliar o desempenho dos pais.


Assim, fica a saber quais as atividades que mais marcaram as férias de verão das crianças e juntos podem descobrir novas ideias para ocupar os tempos livres no futuro.

Fonte: Idealista

Veja Também
Outras notícias que poderão interessar
Estamos disponíveis para o ajudar Pretendo ser contactado
Data
Hora
Nome
Contacto
Mensagem
captcha
Código
O que é a pesquisa responsável
Esta pesquisa permite obter resultados mais ajustados à sua disponibilidade financeira.