Decoração com plantas em todas as divisões da casa

As plantas trazem um toque natural a cada casa e pode haver dúvidas sobre como decorar cada espaço. Descubra as soluções incríveis.
11 mai 2021 min de leitura

As plantas são uma excelente forma de decorar uma casa, de a tornar mais acolhedora e de trazer um toque mais natural a cada lar. Mas, por vezes, há dúvidas sobre como decorar os diferentes espaços usando plantas, até porque a variedade de soluções é enorme. 


Onde colocar uma pequena horta, um jardim vertical ou vasos suspensos? Será a casa de banho uma divisão a considerar? Conheça o nosso pequeno guia que dá a conhecer várias soluções para decorar cada divisão da casa com plantas.

Cozinha: onde as ervas aromáticas fazem sentido

A cozinha, lugar de alegria e de boas refeições, é o local ideal numa casa para se plantar algumas ervas aromáticas, ou até mesmo para criar uma pequena horta em vasos, onde podes plantar coisas como tomates cereja ou malaguetas. Uma solução é criar um pequeno recanto na bancada de cozinha com estas plantas, para decorar e ter fácil acesso a elas durante a confeção de alimentos. Também podes usar outros tipos de plantas na decoração do espaço, colocando diferentes espécies em locais como uma prateleira ou acima do frigorífico.

Sala de Estar: onde os jardins verticais estão em voga

Este é um dos locais onde, tradicionalmente, se costumam colocar mais plantas. Se tens crianças ou animais de estimação, não te esqueças de ter o cuidado de escolher espécies não tóxicas, que podes colocar em vasos ou em recipientes mais originais, feitos por ti usando materiais como caixas da fruta recicladas ou até mesmo cestos. Outra opção muito em voga é criar um jardim vertical nesta divisão, para trazer mais dinamismo ao ambiente. Este jardim pode ser de maiores ou menores dimensões, consoante o espaço que tiveres disponível, e será um belo ponto focal na decoração.


Quarto: vasos suspensos são uma solução


Dizia-se antigamente que ter plantas no quarto não era recomendado, mas hoje sabe-se que isso é um mito. Portanto, podes colocar quantas plantas quiseres nesta divisão, desde que não comprometas a funcionalidade do espaço. Coloca algumas plantas em prateleiras por cima da sua cama ou, em alternativa, pendura alguns vasos suspensos de cada lado da cama, para um efeito calmante e natural. Se preferes algo mais clássico, usa vasos ou cestos para colocar algumas plantas naquele recanto menos usado do quarto.


Casa de Banho: para as plantas que preferem humidade


Ter plantas na casa de banho, até há pouco tempo, não era muito comum, já que a divisão costuma ser das mais escuras da casa e das mais húmidas. Mas existem várias espécies que preferem esse tipo de ambiente, pelo que poderás usá-las para decorar o espaço. Para além de usar vasos no chão, podes pendurar vasos suspensos nalguma parede da divisão, para lhe dar destaque, ou colocar algumas plantas num nicho que tenhas no local. Para uma decoração ainda mais diferenciada, podes suspender alguns vasos por cima da banheira ou duche.

Outros Ambientes: a luz deve ser uma preocupação

Seja qual for a divisão da casa, deverás ter em conta algumas regras no que às plantas diz respeito. Assim, escolhe sempre espécies que se adequam aos níveis de luminosidade do espaço, para que estas tenham melhores hipóteses de sobreviver. No que toca a decorar com as plantas, a principal regra é que te divirtas. Quer uses muitas ou poucas plantas, quer uses vasos, latas recicladas ou uma mistura de ambos, o importante é que te sintas bem com o espaço e com as plantas que tens nele!

Fonte: Idealista

Veja Também
Outras notícias que poderão interessar
Estamos disponíveis para o ajudar Pretendo ser contactado
Data
Hora
Nome  
   
Contacto
 
Mensagem  
 
captcha
Código
 
O que é a pesquisa responsável
Esta pesquisa permite obter resultados mais ajustados à sua disponibilidade financeira.