Como aproveitar melhor os espaços exteriores da casa

Um pequeno espaço exterior pode ser transformado com poucos metros quadrados de deck e relva, numa zona agradável para passar as tardes mais quentes do ano.
29 jun 2021 min de leitura

Após vários confinamentos e longos momentos de maior isolamento social, as pessoas decidiram adaptar as suas casas ao “novo normal”, tirando maior partido dos espaços. Cada raio de sol quer ser agora mais aproveitado que nunca e as zonas exteriores, como terraços, jardins ou piscinas são cada vez mais valorizados.


A verdade é que com a quarentena tivemos mais tempo e oportunidades para refletir sobre as rotinas diárias, e em como podíamos adaptar a casa às novas necessidades. Conheça as dicas de como transformar um jardim, como escolher as melhores plantas e até alguns truques que garantem maior privacidade a estas áreas.


 

Como transformar um pequeno jardim numa zona relaxante

 

Espaços pequenos não estão isentos de grandes possibilidades. Um pequeno espaço exterior pode ser transformado com poucos metros quadrados de deck e relva, numa zona agradável para passar as tardes mais quentes do ano.


Espaços pequenos também têm potencial para projetos de piscinas.
 

Plantas e flores naturais ou plantas e flores artificiais: quais escolher?

 

A relva artificial pode ser sempre uma aliada para pouparmos tempo e custos na manutenção e muitas vezes mantém a estética da relva natural.
 

A mistura da relva artificial com o deck em madeira e com pavimentos cerâmicos dão um espaço agradável sem qualquer tipo de custos ou manutenção. Na decoração de jardins, o conjunto verde-madeira e branco são sempre uma escolha segura para uma boa harmonia.

 

Outras soluções que podem acompanhar esta tipologia de jardim são as plantas aromáticas como a Lavandula, o Rosmarinus e a Santolina, que esteticamente enchem o jardim de cor e aroma. Todas estas plantas têm grandes benefícios práticos e terapêuticos, mas a sua manutenção é muito fácil.
 

Outras alternativas para projetos de jardins que procurem vantagens em manutenção e poupança de água são as plantas suculentas, que precisam de pouca água e adaptam-se a vários ambientes. Para quem gosta de diferentes cores de verdes e de jardins com estilos mais tropicais, é uma opção que não vai desiludir.


 

Soluções que garantem privacidade nos espaços


Jardins verticais são sempre uma solução para separar espaços. Criam privacidade, mas são menos agressivos para o meio ambiente que outro tipo de divisórias artificiais, amenizando a radiação solar e ajudando a descontaminar o ar.

Ripas em madeira são uma boa escolha para combinar com plantas, peneirar a luz e criar luz indireta.

Fonte: Idealista

Veja Também
Outras notícias que poderão interessar
Estamos disponíveis para o ajudar Pretendo ser contactado
Data
Hora
Nome
Contacto
Mensagem
captcha
Código
O que é a pesquisa responsável
Esta pesquisa permite obter resultados mais ajustados à sua disponibilidade financeira.