O primeiro passo para vender com rapidez um imóvel é ter toda a documentação necessária reunida. Poderá parecer simples, mas na realidade é importante que o vendedor tenha consigo a Certidão de Registo Predial, Caderneta Predial, Licença de Utilização, Planta do imóvel, Certificado Energético e documentos financeiros, no caso de ter contratado uma hipoteca, no momento em que a casa é anunciada.
 

Estes são os documentos indispensáveis a qualquer transação imobiliária:

 

Do proprietário:

- Documento de identificação (Cartão de Cidadão)

- Certidão de Registo Comercial (se o imóvel for de propriedade de uma empresa)

- Documento de identificação dos representantes da empresa (novamente, se o imóvel for de propriedade de uma empresa)

 

Do imóvel:

- Certidão Permanente de Registo Predial

- Caderneta Predial

- Escritura 

- Alvará de Licença de Utilização

- Plantas do imóvel, arrecadação, garagem, localização, anexos

- Certificado Energético

- Ficha Técnica da Habitação (só para imóveis posteriores a março/2004)

 

Agora é só reunir os documentos e avançar para o próximo passo!
 

Fonte: Idealista
Geral